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5
jul

Fases de um relacionamento

Publicado por Leandro C. Lopes

Nenhum relacionamento é estático, nem o baseado em amor ou em amizade nem aquele estabelecido entre uma empresa e seu cliente. Ele não começa maduro e não permanece igual ao longo do tempo.

Muita gente espera que essa relação seja sempre tranquila, e se decepciona; ou acredita que ela será sempre turbulenta, e foge antes de conhecer as oportunidades que ela vai proporcionar. Existem 5 fases bem distintas que podem ser percebidas em qualquer relacionamento. Confira quais são elas:

1- Entendimento

O Entendimento é a fase em que as partes chamam a atenção uma da outra. É a paquera inicial, a troca de olhares, o momento em que os envolvidos mostram que estão interessados. O primeiro contato com o cliente pode ser feito por meio de diversos canais, como um site com conteúdo interessante, redes sociais, ações promocionais, eventos ou publicidade.

2 – Exploração

Em seguida vem o período de investigação e testes de capacidades. É quando cada um mostra o seu melhor. Essa é a hora de mostrar a seu cliente o que seu produto ou serviço pode fazer por ele. Mas não minta nunca. Prometer mais do que pode cumprir só funciona uma vez: o cliente vai se decepcionar e sua empresa ficará com o nome sujo na praça.

Esse período possui 5 sub-fases:

  • Atração,
  • Comunicação e Negociação,
  • Desenvolvimento e exercício de poder,
  • Desenvolvimento de normas e regras,
  • Desenvolvimento de expectativas.

3 – Expansão

Essa é a fase na qual cresce a interdependência entre as partes. O cliente começa a ver, na prática, o valor de seus produtos ou serviços e a comparar isso com o que foi prometido na proposta, na negociação. Aqui a confiança começa a ser construída, quando ele percebe que sua empresa é séria e realmente faz o que promete.

4- Compromisso

A fase Compromisso é caracterizada pelo entendimento mútuo das regras e metas. Os ajustes iniciais já foram feitos e a relação começa a caminhar com as próprias pernas, sem a necessidade de muitos acertos: o processo de compras já está em “modo automático”.

5 – Dissolução

Nem todo relacionamento consegue seguir adiante nesse processo de amadurecimento. Alguns não têm uma base forte o suficiente para aguentar as mudanças, que são inevitáveis. E isso pode ser percebido logo no início, basta analisar como as partes se comportam a cada fase. Quanto antes você entender que não há futuro viável, menos tempo será gasto em uma relação que não oferece oportunidades.

Conhecer as 5 etapas de um relacionamento permite aproveitar o melhor de cada fase e fortalecer ainda mais o vínculo entre você e seu cliente. No mundo corporativo, permite vender e ganhar mais. E que seja eterno enquanto dure…

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1 Trackback

  1. Por Demita seu clientes podres | Blog Universo CRM em 12 de julho de 2012 às 10:17

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