site map: Home > Blog >

Blog Universo CRM

29
mar

O que é educação personalizada?

Publicado por Leandro C. Lopes

Para que uma criança aprenda a ler é melhor ensiná-la os fonemas ou ir direto para a palavra inteira? A resposta para essa pergunta é a mesma que damos a respeito de estratégias de vendas: depende do cliente. Aprender, como comprar, é extremamente pessoal.

Ainda que muitas instituições de ensino não gostem dessa afirmação, sua convivência com o aluno é também uma relação de prestação de serviço, ainda que com particularidades diferentes das transações comerciais a que estamos acostumados. Por isso, escolas e faculdades enfrentam o desafio de adequar-se a seu público-alvo, seguindo a tendência de mercado da personalização de seus serviços.

Por muitos anos o sistema educacional seguiu um tradicional modelo “tamanho único” que não celebrava e respeitava as diferenças entre os alunos, como idade, bagagem cultural, interesse ou grau de motivação. Mas já começa a despontar no Brasil a discussão sobre o Personalized Learning, uma proposta educacional voltada às necessidades individuais de cada estudante.

Para alcançar esse patamar, a instituição precisa basear-se em uma tríade de fatores. Para começar, é preciso ter o estudante como o principal foco, preocupando-se acima de tudo com seu sucesso pessoal e profissional. É necessário também ter bons professores, capazes de cumprir essa tarefa. Mas, o mais importante, é ser uma instituição efetiva.

Para tanto, a escola precisa identificar os pontos fortes dos professores e incentivar a melhoria do corpo docente como um todo. Seguir padrões de mercado na hora de atender os estudantes e suas famílias, proporcionando um bom relacionamento. Acima de tudo, é investir no aluno e no que vai proporcionar um ensino mais eficaz para esse indivíduo, do plano de ensino à infraestrutura oferecida.

A instituição precisa adotar um sistema abrangente que usa a informação do aluno para abastecer a orquestração dos recursos internos, sempre com foco no progresso de cada membro do corpo discente de acordo com as normas locais (no caso do Brasil, seguindo as regras do MEC).

Mas como fazer isso? Confira na próxima semana um novo artigo sobre esse assunto.

  • Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados *


*
*
*