site map: Home > Blog >

Blog Universo CRM

3
mai

O que é lead?

Publicado por Leandro C. Lopes

O que você prefere: gastar tempo e dinheiro tentando convencer alguém a comprar seu produto/serviço ou investir no cliente que já sabe que quer comprar, quando e a quanto? Nenhum negócio é melhor do que o realizado com quem está disposto a fechá-lo. Mas muitas empresas ainda acham que descobrir se o cliente está disposto ou não a comprar é tarefa para vidente.

A bola de cristal é desnecessária quando sabemos trabalhar com leads: pessoas ou empresas que tenham demonstrado algum interesse na sua oferta de produtos ou serviços. Um lead é um negócio em potencial, uma oportunidade esperando alguém que saiba aproveitá-la. É o cliente cujos problemas podem ser solucionados pela sua empresa, mas que ele talvez ainda não saiba disso.

Trabalhar com leads não é uma tarefa complicada, mas exige organização. E ela começa com você. Antes de qualquer coisa, pare um pouco para responder a essa pergunta: o que sua empresa está vendendo de verdade? Qual é o objetivo por trás de seu produto ou serviço? Que problema ele resolve? Que necessidades são supridas por essa oferta?

Pesquise sobre esse possível comprador. Se seu negócio for B2C – business-to-consumer, ou seja, se sua empresa vende a pessoas físicas – vale investigar sexo, estado civil, local onde mora, espaços que frequenta, que outros tipos de compra costuma realizar. Se for B2B, business-to-business, entre empresas, é necessário saber o ramo de atividade, número de funcionários e faturamento e quem dentro da empresa precisa do seu produto ou serviço. Por exemplo, é o diretor financeiro, o RH, o presidente, a área de TI?

Com essas informações em mãos, traçar uma estratégia deixa de ser um tiro no escuro. Ao abordar quem tem maior probabilidade de possuir a mesma necessidade suprida por seu produto/serviço, sua empresa reduz o custo operacional da área de vendas, otimiza os processos com base em conhecimento do potencial de mercado e motiva a equipe de vendas, que vai obter mais resultados positivos.

Acompanhe na próxima semana nossa série sobre como fazer uma geração de leads campeã e prepare-se para vender mais!

  • Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Seu e-mail nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados *


*
*
*